Saúde/Comportamento


 SAÚDE E COMPORTAMENTO

Setembro amarelo- Prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo 
Suicídio- Um desafio para profissionais da saúde mental e educadores

                     "Penso, logo existo." 
                      René Descartes  
         
                  "Penso, logo desisto                 
Existir é um grande sacrifício".
Bruno Bezerra

Setembro/21
Setembro Amarelo está terminando e fica a sensação de que falta informação para disseminar mais a campanha, mediante a gravidade do problema.

O Suicídio é uma questão de saúde pública no mundo e um desafio para  profissionais da saúde mental

Mais de um milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos no mundo. Trata-se de um problema social de grande relevância para a saúde pública e que pode ser evitado.

Os países de baixa e média renda são os que têm a maior incidência da carga suicida global e isso inclui o Brasil. Estas regiões estão parcialmente menos preparadas para impedir o suicídio, pois estão pouco habilitadas para acompanhar a demanda crescente que vai da assistência à saúde em geral, até à assistência especializada em saúde mental.

A taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apenas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 45 minutos há uma tentativa de tirar a própria vida. 

Mundialmente, 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. O suicídio já foi considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. 

O dia 10 de setembro foi designado como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Todavia, isso ainda precisa ser mais difundido, tornando-se parte integrante de um programa de saúde pública, até chegar às esferas privadas, como empresas, instituições, escolas e etc, com a promoção de palestras e seminários trazendo a temática da depressão e do suicídio.  

Uma grande questão vinculada ao tema do suicídio é que a prevenção de forma global é possível. 

O “Setembro Amarelo” é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Onde pensamentos suicidas podem surgir quando uma pessoa se encontra em um profundo estado de desesperança e de tristeza.

Na maioria dos casos, a existência desse tipo de pensamento é apenas percebido, quando se torna mais recorrente e já em estágios avançados. Sua origem, no entanto, é de difícil identificação. Pois, esses pensamentos podem ser frutos de diversas circunstâncias de diferentes facetas, por isso, o tratamento é hermético e heterogênio. E jamais podem ser considerados como “loucura” ou “frescura”. 

A depressão está inserida em qualquer outro tipo de problema de saúde, onde o sofrimento e a incapacidade em lhe dar com situações difíceis são as maiores características dessa “doença”. Ela pode ser ocasionada por fatores biológicos, ambientais, comportamentais ou psicológicos, e não escolhem gênero/etnia//idade/cultura/classe econômica, podendo afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. A busca por profissionais habilitados; (psiquiatras e psicólogos) dará a essas pessoas o ”Bem-estar Psíquico e Social”.

Portanto, os temas “Suicídio” e depressão são de extrema importância devido ao impacto familiar e social. Daí a importância de se discutir mais nas empresas, através do seu RH e em escolas, através dos professores.

Suicídio na Infância e adolescência 

O número de suicídio na infância e na adolescência vem assustando profissionais que trabalham com essa faixa etária: (Professores, pedagogos e psicólogos).  Além dos episódios prejudiciais na infância e na adolescência, como abusos, maus tratos, divórcio dos pais, histórico preliminar de transtornos psiquiátricos que podem contribuir para o aumento do risco de suicídio, o bullying é algo bastante relevante nesses casos. Dessa forma, pais e professores devem ficar atentos a comportamentos atípicos dos jovens para identificar essas ocorrências adversas.
 
Outro aspecto significativo que vem desencadeando a depressão entre jovens e crianças é o excesso de informação ou a síndrome do pensamento acelerado. 

Estudos mostram que o excesso de informação cresceu muito nos últimos temposAntigamente o número de informação duplicava-se a cada 200 anos e hoje dobra-se a cada ano. Hoje, uma criança de 7 anos de idade tem mais informação do que um imperador de Roma tinha na sua época.  O excesso de conhecimento intelectual e o excesso de atividades têm contribuído para que crianças e jovens sofram de transtorno de ansiedade ou de síndrome da mente agitada.    

Um fator importante que também merece ser destacado é o nível de exigência dos pais para com esses jovens, causando-lhes angústia e frustração, culminando muitas vezes em tristeza e até em depressão.            

Suicídio em adultos 

Um dos principais motivos da depressão em adultos é a desesperança, que leva ao abandono de si mesmo.  

O impacto das novas tecnologias e dos novos desafios, acabam ocasionando uma descontinuidade em nossas estruturas psíquicas, causando dor e sofrimento, quando nossas expectativas profissionais são estranguladas pelo medo e pela frustração.  

Isso complica muito mais quando não damos vazão a esses anseios e a essas aflições e ainda por cima, quando temos que nos esforçar para sermos felizes. Isso nos deixa sem ferramentas para enfrentarmos a dor. E, sem mecanismo para lhe dar com a dor, vem a solução de morrer como um remédio para solucionar essa dor. 

Na fase adulta o ser humano funciona mais ou menos como um tri-pé, onde o primeiro patamar é o lado familiar, o segundo, o lado profissional e o terceiro, o lado afetivo-sexual. Quando uma parte desse tri-pé se desequilibra, automaticamente as outras duas, tendem a despencar também. É por isso que vemos tantas famílias e tantos casamentos em conflitos. 

O lado familiar - Representa nossa base, nosso ninho, nossa sustentação. 
O lado profissional - Reacende nosso instinto de sobrevivência. O princípio da natureza humana reside na sobrevivência e os seres humanos estabelecem domínios a fim de assegurar: a família, a raça e a espécie. E quando este é ameaçado, estruturas mentais inconscientes são acionadas automaticamente. Daí a importância de uma estabilidade profissional/financeira, para que o indivíduo se sinta seguro
Lado afetivo/sexual- Este é o terceiro nível do tri-pé e é o que nos mantem harmonizados com a vida.

Conhecendo essas três colunas que dão sustentação às nossas estruturas mentais, compreendemos melhor a fragilidade humana e os transtornos quem podem levar a uma depressão e em casos mais graves, até ao suicídio.  
 
Por Milânia Bezerra

BBB21, traz à tona o TDHA e Fiuk sofre por isso


Comportamento do ator na Prova do Anjo abriu discussão sobre TDAH nas redes sociais; entenda o transtorno




13/02/2021

O comportamento do ator e cantor Fiuk, desde que entrou no BBB21 vem chamando a atenção, mas a prova do Anjo, nesta sexta-feira (12/02),  intrigou os internautas. A dinâmica era seguir as setas no chão e encontrar um card. Logo depois, o participante deveria apertar um botão vermelho. O brother ou sister que concluísse à prova com menos tempo, venceria.

 

Fiuk, no entanto, foi eliminado logo no início da dinâmica, com menos de 5 segundos de participação no jogo. Assim que entrou na prova, o cantor se atrapalhou, não seguiu as setas e foi desclassificado.


À partir dai, Memes e piadas sobre a aparência e as condições mentais do Fiuk são de cunho extremamente desrespeitoso! 


A maneira com que os leigos no assunto e com que as pessoas lidam com esse transtorno  é devastadora! Os transtornos psicológicos e seus estigmas jamais devem ser motivos de zombaria.


No programa, Fiuk está em evidente abstinência de medicações para a depressão e ansiedade. Isso vem afetando muito o estado psíquico e emocional dele.

 

Mas, o que é TDAH? 


TDHA, mais conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma perturbação do neurodesenvolvimento da ordem mental, devido à falha na estimulação da parte frontal do cérebro. Não existe uma causa específica, mas é comum que seja um quadro genético, ou seja, mais de uma pessoa na família pode ter TDAH.

Manifestação do TDAH


Segundo estudos psiquiátricos, o transtorno pode se manifestar já na infância, de três formas:


* Uma criança
hiperativa e desatenta. Porém, a desatenção sobressai a hiperatividade


* Uma criança
hiperativa e desatenta. Todavia,  a hiperatividade sobressai a desatenção


* E uma criança muito
hiperativa e muito desatenta. Onde os dois acontecem simultaneamente.

 

Normalmente é a escola que identifica o transtorno. É aquela criança que não consegue ficar sentada. Ela pede para ir ao banheiro ou beber água o tempo inteiro. Ela não consegue assistir a uma aula inteira sentada. Ou então é uma criança que conversa muito. Eles podem também ser muito inteligentes, logo eles acabam rapidinho o que têm para fazer e vão conversar.

 

Apesar de ser mais comum identificar esse transtorno na infância, profissionais lembram que também é possível que a pessoa seja diagnosticada somente na vida adulta. Problemas como indisciplina, dificuldade em morar sozinho, dificuldade em organização, esquecimento em coisas óbvias, como esquecer de pagar as contas, ter uma impulsividade muito grande na hora de falar, e quando percebe já fez ou falou, dificuldade em aceitar regras, pode evidenciar o transtorno (TDHA). No entanto, qualquer sintoma desses isolado, não caracteriza o transtorno. Daí, a importância de um profissional; (psiquiatra), avaliar cada caso.



Características: 


Desatenção


Inquietude


Impulsividade


Desorganização


Agitação psicomotora 


Hiperatividade 


Facilidade para
esquecer 


Estudam por horas, mas perdem o foco e não conseguem a concentração. Vivem no ‘mundo da lua’. É como se 

o pensamento estivesse em outro lugar.


Estima-se que o transtorno atinja de 3% a 6% das crianças em todo o mundo. O TDAH não tem cura, mas tem tratamentos que procuram amenizar de forma considerável os efeitos da síndrome e levam essas pessoas à terem uma vida normal .


Relação com a depressão 


Estudos explicam que pessoas com TDAH têm mais chance de ter depressão, pelo fato delas ficarem mais desestimuladas, pelas consequências do bullying e elas se tornarem pessoas mais isoladas.

 

Assim, a criança ou adolescente começa a perder o interesse pelos estudos e leitura e acabam desenvolvendo um quadro depressivo ou de isolamento. 

Uma vez que na fase adulta, pode ser que não consigam ficar muito tempo em um emprego, já que a rotina exige disciplina e senso de organização e acabem desenvolvendo a depressão.

 

Tratamento 


Para o tratamento de TDAH é muito utilizado a Ritalina; princípio ativo do Cloridrato de Metilfenidato, um estimulante do sistema nervoso central, indicado para ajudar no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adultos, e da narcolepsia.

Todavia, não é apenas o medicamento em si que deve tratar da síndrome. O tratamento do TDHA deve começar já na infância, através de uma equipe multidisciplinar; (Psiquiatra, psico-pedagogo e psicólogo), para que a criança desenvolva disciplina, foco e compreenda suas emoções, para que não tenha problemas futuros.


Dai, a importância de um acompanhamento psicológico, intercalando com a medicação prescrita apenas por um psiquiatra.  Pois, somente através do processo de psicoterapia é que a criança/adolescente pode conseguir ficar sem a medicação e que talvez precise voltar a usá-lo em momentos pontuais, como: Estudar para um concurso, vestibular, triagem de um emprego ou períodos em que este individuo precise de mais foco, atenção e concentração.     



Por Milânia Bezerra

Saiba mais


Milânia Psicóloga




Alopecia Areata

Entenda mais sobre a Alopecia Areata, um assunto que  surgiu essa semana no BBB21     



02/02/2021


Todos já devem ter visto alguém ou alguma foto de uma pessoa com Alopecia, mas essa semana o assunto virou pauta nas redes sociais e nos principais consultórios de dermatologia, em busca de um entendimento maior acerca da doença.

 

O que é Alopecia areata?

A Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune.
Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos.
A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior.

Há casos raros de
alopecia areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo.
Em alguns casos, pode haver perda total de todos os pelos do corpo, inclusive cílios. Esse problema é comum em cerca de 1 a 2% da população.

Causas

A causa da alopecia areata não é totalmente conhecida, porém acredita-se que seja uma situação multifatorial que pode estar relacionada com fatores genéticos e autoimunes, em que o sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal sadio por engano. Nesse caso, o alvo do ataque são estruturas que formarão o pelo.

Sabe-se também que ela não é contagiosa e que  sua evolução não é previsível.

O cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total. Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. Entretanto, novos surtos podem ocorrer.
10
Cada caso é único. Estudos sugerem que cerca de
5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo. 


Sintomas de Alopecia areata

Apesar de ser caracterizada pela perda de cabelo, este é apenas um sintoma da alopecia areata. Algumas pessoas também podem sentir uma sensação de queimação ou coceira na região em que houve a queda.

A alopecia areata é mais frequentemente observada no couro cabeludo, mas também pode ocorrer na barba, sobrancelhas, braços e pernas.


Como é o tratamento

O tratamento é administrado por dermatologistas, havendo ainda a possibilidade de associação com outras doenças auto-imune, como lúpus, vitiligo e tireoidite.

O especialista que diagnostica a alopecia areata é o dermatologista, mas outros especialista podem "ajudar" nesse processo de alopécia areata em conjunto com: endocrinologista (nos casos de doenças da tireoide associadas), psicólogo e psiquiatra (nos quadros com alteração psico-emocional.

 

Sabe-se que fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro do paciente


Thais Bezerra                                                                                                          Milânia Bezerra       

 CRM-MG 62586                                                                                                          Psicóloga

Dermatologista                                                                                              CRP -16/IS/0282/ES

                                                                                                                  CRP-28185-9/SP   

                                                       Saiba mais                                                                                                                     Saiba mais

Milânia Psicóloga Dra. Thaise

                                                                                                                         Publicidade

Dermatologia
"Quem não tem cão, caça com gato"
ConsultPsico- Um espaço cuidando da sua saúde psicoemocional  
Importância da Psicoterapia


OS OBJETIVOS

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir: manifestações sintomáticas (pânico, ansiedade, depressão, fobias, anorexia, etc.), crises pessoais, crises de relacionamentos, conflitos conjugais e familiares, distúrbios psicossomáticos, dificuldades nas transições da vida, crises profissionais, etc.
Funciona também como um espaço favorável ao crescimento pessoal. Abrindo novos canais de comunicação, estabelecendo diálogos construtivos e criando intimidade consigo mesmo. .
A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender os próprios modos de vinculação e relação interpessoal. 

SUA EVOLUÇÃO

A psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões orgânicas, psíquicas e sociais, que conjuntamente participam na produção da existência humana e de seus problemas.
Todos os últimos avanços na área da Psicologia e Psicoterapia tem permitido alcançar resultados cada vez maiores e mais significativos.

OS PRAZOS

No geral, os prazos de tratamento são relativos aos objetivos almejados. 
Com o auxílio de algumas técnicas e de abordagens recentes, alguns profissionais têm se utilizado dessas ferramentas, para o desenvolvimento no processo de psicoterapias breves, que são focadas em objetivos mais específicos.
Atualmente é possível atingir resultados significativos em períodos de 3 meses a 12 meses e há muitos processos terapêuticos profundos que se encerram satisfatoriamente em prazos inferiores a 3 anos.


Agende uma avaliação:

http://www.consultpsico.com.br/psicoterapia 
"Nem tudo que reluz é ouro"
Pílulas da Sabedoria



"Pílulas da Sabedoria" é uma reflexão filosófica sobre  os ditados populares, visando uma compreensão maior, acerca do comportamento humano e da cultura popular. 

Esses provérbios são ditos populares que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. 

Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados à aspectos universais da vida, por isso são utilizados nos dias atuais. Eles se destacam porque possuem um sentido lógico e são fáceis de decorar, exatamente pelo seu formato simples, curto, direto e objetivo.

Em “Pílulas da Sabedoria” teremos a oportunidade de mergulhar nessa cultura milenar, que atravessa gerações e nos traz um conhecimento simples e profundo em sua essência. 



     A União Faz a Força
                                                                              Publicidade Magazine Luiza/magazinebbmentertainment
 Chicken Little- O céu está caindo - Uma Fábula de Walt Disney

Quando os USA estavam sob a pressão da Segunda Guerra Mundial, em 1943, Walt Disney criou este desenho animado para que o povo pudesse entender a oposição oportunista. 

Percebam que este cenário sempre se faz presente na vida da humanidade. Onde políticos mal intencionados se utilizam sempre de algum otário, que são facilmente enganados, para confundir os imbecis; que são dotados de ignorância e arrogância, para conquistar os idiotas; que são os patetas e os parvos que vivem fechados dentro de si e que precisam de uma "inteligência" , para serem liderados. 

Pois como já dizia Nelson Rodrigues: " Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."

Esta fábula genial do Walt Disney retrata muito bem a nossa realidade atual.
Constelação familiar Sistêmica

 
A Constelação Familiar Sistêmica é uma técnica terapêutica, que tem como proposta revelar o que está oculto em nossas relações, ampliando a nossa compreensão, acerca do nosso sistema familiar e de nossa ancestralidade.  

Recebemos de nossos pais, avós e familiares um sistema de crenças. Através deles, da nossa cultura e religião estamos inseridos a um campo de força que pertencem a nossa família e também a nós mesmos.

Tendo esta clareza e compreendendo a lei do pertencimento, a lei da ordem e a lei do equilíbrio; também conhecidas como as leis do amor, nos libertamos para viver em paz e dar prosseguimento à nossa vida.

Quando alguns conflitos ainda persistem, utilizo a ferramenta da constelação familiar sistêmica, como recurso para a compreensão do “sofrimento” do paciente.
Publicidade- Magazine Luiza/magazinebbmentertainment
O que está por trás da figura do Palhaço 


16/09/2019
Esta nota circulou nas manchetes dos principais meios de comunicação do mundo. Mas porque ela chamou tanto a atenção?

Quando o redator Josh Thompson recebeu um e-mail de seus superiores, sugerindo um convite para repensar sobre o seu papel na empresa, já imaginava que a conversa acabaria em demissão. Pensando nisso não hesitou em chamar uma “figura” um tanto “inusitada” para lhe acompanhar e porque não dizer, para lhe dar voz.

O que impactou nesse caso foi que a pessoa solicitada pelo funcionário da empresa FCB New Zealand, na Nova Zelândia foi a de um palhaço.  

Existe inclusive uma lei na Nova Zelândia, que sugere que a pessoa leve um acompanhante nos casos de demissão, para diminuir os danos “psicológicos” do funcionário.

Processar uma demissão não é uma tarefa tão fácil. Exige equilíbrio e maturidade, Já que desencadeia todo um processo relacionado à sequência de perdas que um indivíduo tem durante toda a sua vida. 

Nesse caso o Josh se utilizou de um mecanismo de defesa em prol da sua integridade emocional, abstraindo-se de si mesmo, dando vasão aos ruídos da sua psiquê. 

A figura do Palhaço:

O palhaço tem uma significação social muito forte. Esse "ser" curioso e misterioso provoca indagação e inquietude na alma humana, pois ao mesmo tempo em que alegra os ouvintes é possuidor de um olhar triste.      
Outro ponto interessante que deve ser destacado no palhaço é a liberdade que ele possui para transitar nas cenas e poder improvisar. Isso pode ser bem ilustrado com a figura do bobo da corte ou balatros, onde era atribuída ao bobo a função de fazer rir o rei, e como não se deve levar a sério aquele que faz rir, o bobo é um louco que pode dizer tudo ao rei.   

Percebam portanto, que Josef se apropriou da figura do palhaço dando voz à sua rebeldia, ao anárquico, movido por outras lógicas, que podem abarcar positivamente o erro, o fracasso e a sua fragilidade.


Relação  
Da memória emocional com a música 


Qual de nós não traz em sua memória afetiva alguma música? Sejam lembranças da infância, da adolescência ou dos amores da juventude. 

A relação da música com a nossa memória emocional se estabelece muito antes do nascimento. Um embrião já capta as ondas sonoras de uma melodia, ouvida pela sua mãe. 

É possível que você já tenha ouvido ou até mesmo visto recém-nascidos se emocionarem ao escutarem uma música. Isso acontece porque seus batimentos cardíacos ao entrarem em sintonia com as notas musicais, desencadeiam automaticamente toda emoção da mãe, vivida durante seu processo de gestação. E como a relação mãe x feto é muito simbiótica, o recém-nascido revive toda emoção da mãe, através da música. 

A verdade é que a música sempre serviu de cenário para expressar sentimentos. 

Costumo dizer que a música é uma poesia melódica.



Share by: